Morte por Misericórdia

Postado em Atualizado em

Misericórdia e morte nunca podem andar juntas

De acordo com o Buddhismo a morte por misericórdia não pode ser justificada. Misericórdia e morte não podem andar juntas. Algumas pessoas matam seus animais de estimação justificando o fato por não gostarem de ver os animais sofrendo. Entretanto, se a morte por misericórdia é o método correto a ser praticado nos animais de estimação e nos outros animais, então porque as pessoas são tão relutantes em fazer o mesmo com seus entes queridos?

Quando algumas pessoas vêem seus cachorros ou gatos sofrerem de alguma doença de pele, elas preparam a morte desses pobres animais. Chamam esse ato de morte por misericórdia. Na verdade, não é que tenham misericórdia por esses animais, mas os matam para sua própria precaução e para se livrarem de uma visão terrível. E mesmo se têm realmente misericórdia em relação ao animal sofredor, ainda assim não têm o direito de tirar sua vida. Não importa quão sincero se possa ser, matar por misericórdia não é a abordagem correta. As conseqüências dessa morte, entretanto, são diferentes daquelas provenientes da morte por ódio ao animal. Os buddhistas não têm motivo para dizerem que qualquer tipo de morte é justificada.

Algumas pessoas tentam justificar a morte por misericórdia com o entendimento errado de que se o motivo ou razão é bom, então o ato em si é bom. Proclamam, então, que matando seus animais de estimação, elas têm a intenção de evitar o sofrimento do infeliz animal; sendo, assim, uma ação boa. Sem dúvida sua intenção ou motivo original são bons. Mas o ato maléfico de matar que ocorre num pensamento subseqüente, certamente trará resultados inapropriados.

Manter-se afastados da morte por misericórdia pode ser um aborrecimento para muitos. Ainda assim, a religião buddhista não podem justificar a morte por misericórdia como algo completamente livre de uma reação maléfica. Entretanto, matar por necessidade e sem nenhum ódio ou raiva possui menos reação ruim do que matar com intenção de ódio ou ciúme.

Por outro lado, um ser (homem ou animal) pode sofrer devido ao seu próprio mau kamma. Se pela morte por misericórdia, impedimos a ação de seu mau kamma, o débito deverá ser pago em outra existência. Como buddhistas, tudo o que podemos fazer é ajudar na redução da dor do sofrimento nos outros.

Anúncios

4 comentários em “Morte por Misericórdia

    isabel disse:
    29 janeiro, 2007 às 12:46 am

    fiz um link para o meu blog… gostei mt desta visita… voltarei 🙂

    Dhanapala respondido:
    29 janeiro, 2007 às 2:24 am

    Volte, sim, Isabel, e obrigado pelo link!

    Gislene Guedes disse:
    11 junho, 2007 às 5:44 pm

    Olá

    As vezes faço eutanasia nos animais com doenças terminais, e animais com zoonose,para “diminuir o o sofrimento”. Não me sinto bem, mas sou obrigada a faze-lo e tenho que cobrar por isso, já que para a eutanasia ser sem dor meu custo e alto. Como fugir a isso. Gostaria que alguem comentasse esse fato. Obrigada Gislene.

    Flávio Barros disse:
    24 setembro, 2009 às 7:42 pm

    Olá,

    Ingressei no caminho budista à pouco tempo, e muito tem me ajudando essas informações e analogias.

    Meu muito obrigado, e parabéns pelo site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s