O significado da transferência de méritos aos que morreram

Postado em

Se você realmente deseja honrar e ajudar aos que morreram, faça então algumas ações meritórias em seu nome e transfira os méritos a eles.

De acordo com o Buddhismo, as boas ações ou ‘atos de mérito’ trazem felicidade ao doador tanto nesse mundo quanto no vindouro. Também se acredita que atos de mérito levam ao objetivo final da felicidade duradoura. Os atos meritórios pode ser realizados por meio do corpo, da fala ou da mente. Cada boa ação produz ‘mérito’, o qual se acumula ao ‘crédito’ do doador. O Buddhismo também ensina que o mérito adquirido pode ser transferido a outros; pode ser compartilhado indiretamente com outros. Em outras palavras, o mérito é ‘reversível’ e, assim, pode ser compartilhado com outras pessoas. As pessoas que recebem o mérito podem estar vivas ou terem morrido.

O método para a transferência de méritos é bastante simples. Primeiramente, algumas boas ações são feitas. O doador das boas ações deve meramente desejar que o mérito que adquiriu advenha para alguém em particular ou para ‘todos os seres’. Esse desejo pode ser puramente mental ou pode vir acompanhado por uma expressão em palavras.

O desejo pode ser feito com o beneficiário consciente disso. Quando o beneficiário está consciente do ato ou do desejo, então acontece um mútuo ‘alegrar-se’ no mérito. Aqui, o beneficiário se torna um participante da ação original, associando-se à ação feita. Se o beneficiário se identifica tanto com a ação como com o doador, ele pode, algumas vezes, até adquirir um maior mérito do que o doador original, seja devido à sua alegria ser maior ou porque sua apreciação do valor da ação é baseada no seu entendimento do Dhamma e, daí, mais meritória. Textos buddhistas contêm diversas estórias a esse respeito.

O ‘alegrar-se na transferência de méritos’ pode também ocorrer com ou sem o conhecimento do doador da ação meritória. Basta que o beneficiário sinta alegria em seu coração quando se torna consciente da boa ação. Se desejar, ele pode expressar sua alegria dizendo ‘sadhu’, que significa “bem realizado”. O que ele estará fazendo será criar um tipo de aplauso mental ou verbal. A fim de compartilhar a boa ação feita por uma outra pessoa, é importante que haja uma aprovação mútua da ação e uma alegria surgindo no coração do beneficiário.

Mesmo se assim desejar, o doador de uma boa ação não pode impedir o ‘alegrar-se no mérito’ de uma outra pessoa, pois não tem poder sobre o pensamento de outrem. De acordo com o Buddha, em todas as ações, é o pensamento que realmente importa. A transferência é primariamente um ato da mente.

Transferir méritos não significa que uma pessoa ficará privada do mérito que adquiriu originariamente por sua boa ação. Pelo contrário, o próprio ato de ‘transferência’ é uma boa ação em si e daí acentua o mérito já conquistado.

Anúncios

2 comentários em “O significado da transferência de méritos aos que morreram

    Ernesto disse:
    7 agosto, 2007 às 7:23 pm

    Sou praticante de Yoga e tenho profundo respeito e admiração pelo Budismo. Pela minha conduta de vida, acho que sou um Buda. Mas,a idéia de que possa haver vida após a morte, para mim é incompreensível. Gostaria muito mas muito mesmo de entender melhor esta questão. E ai, poder estudar e praticar o Budismo com o verdadeiro entendimento que ele merece.
    Se puderem contribuir, serei muito grato.
    Enesto – Campinas –

    dhanapala respondido:
    8 agosto, 2007 às 12:22 pm

    Caro Ernesto, as várias escolas buddhistas diferem muito nessa questão. Posso apenas responder a partir de minha própria opinião. Sobre isso, confira:
    http://www.nalanda.org.br/sala/reenvibu.php

    cordialmente

    Ricardo Sasaki (Dhanapala)
    —————————————–
    Comunidade Buddhista Nalanda
    Ricardo Sasaki – Diretor
    http://nalanda.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s