a Cura pela Fé

Postado em

A cura pela fé – uma abordagem psicológica

A prática da cura pela fé prevalece em muitos países. Muitas pessoas tentam influenciar o público através da persuasão emocional chamada de cura pela fé. A fim de impressionar seus pacientes quanto à eficácia de seus poderes de cura, alguns curandeiros usam o nome de um deus ou um objeto religioso para incluir um sabor religioso ao seu método de cura. A introdução da religião na cura pela fé é, de fato, um disfarce ou um engodo para enganar o paciente no desenvolvimento de mais devoção e aumentar a confiança ou fé do paciente no curandeiro. Esse ato de cura, quando executado em público, tem a intenção de angariar convertidos para uma denominação religiosa particular.

Na realidade, tanto quanto concerne a cura pela fé, a religião não é assim tão importante. Há numerosos casos de curandeiros executando seus atos de cura sem usar a religião de modo algum. Um exemplo é o da ciência do hipnotismo, cuja prática não envolve quaisquer aspectos religiosos. Aqueles que associam a religião com a cura pela fé estão, de alguma forma, se engajando numa forma sutil de ilusão tentando atrair convertidos para sua religião em particular fazendo uso da cura pela fé e descrevendo certas curas como atos miraculosos.

Os métodos empregados pelos curandeiros são o de condicionar as mentes dos pacientes para ter uma certa atitude mental que resulta em certas mudanças psicológicas e fisiológicas que invariavelmente acontecem. Isso atrai as condições da mente, do coração, a conseqüente circulação sanguínea e outras funções orgânicas relacionadas do corpo, criando assim um sentimento de bem estar. Se a doença é atribuída a condições mentais, então certamente a mente pode ser condicionada apropriadamente a fim de assistir na erradicação de qualquer doença que possa ocorrer.

Nesse contexto, deve ser notado que a prática constante e regular da meditação pode ajudar a minimizar, se não erradicar completamente, várias formas de doenças. Há muitos discursos nos Ensinamentos do Buddha onde está indicado que várias formas de doenças foram erradicadas através do condicionamento da mente. Dessa forma, vale a pena praticar a meditação para atingir o bem-estar mental e físico.

Anúncios

Um comentário em “a Cura pela Fé

    julio disse:
    30 setembro, 2006 às 8:08 am

    É complexo e curioso. Como dizia o físico.” A Ciência sem a fé é paralitica, a fé sem a ciencia é cega”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s